Aplicativo do Mapa simplifica a notificação de doenças em animais

Postada em: 15/12/2017

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) lançou um novo aplicativo que vai simplificar a notificação de doenças em animais. O app Saúde Animal,  que foi desenvolvido em parceria com a Agência de Defesa Agropecuária do estado do Ceará (ADAGRI), também facilita o acesso a manuais, legislações, instruções normativas e outros documentos de forma rápida, prática e interativa.

O Saúde Animal foi lançado semana passada, durante o Encontro Nacional de Defesa Sanitária Animal (Endesa), em Belém (PA), e já pode ser baixado gratuitamente na Play Store, para dispositivos com o sistema operacional Android, ou App Store, para os aparelhos Apple.              

Com a ferramenta, os criadores e médicos veterinários poderão enviar notificações às autoridades sanitárias sobre ocorrências de doenças ou focos no rebanho. Para enviar as informações, basta fazer um cadastro pelo próprio app.

Segundo o diretor do Departamento de Saúde Animal (DAS) do Ministério, Guilherme Marques, a ferramenta traz agilidade, acesso fácil e rápido à informação, interatividade e soluções colaborativas. “O uso do aplicativo permitirá ação rápida e dirigida, favorecendo a sanidade e a segurança dos rebanhos”, complementa.

         Imagens do aplicativo. Reprodução.

O app conta com um acervo de documentos, entre eles códigos sanitários da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), manuais e legislações nacionais. Por enquanto, das normas estaduais, apenas das do Ceará estão disponíveis para consulta.

O programa também oferece uma assistente virtual, que facilita a navegação por meio de buscas ou comandos de voz. O aplicativo é compatível com os sistemas operacionais Android e IOS, e pode ser acessado em português, inglês e espanhol.

O Mapa estima que a ferramenta seja adotada por 1 milhão de usuários. O número é baseado nas estimativas atualizadas de que há no País, aproximadamente, 5 milhões de propriedades rurais.

Fonte:Assessoria de Comunicação do CFMV, com informações do Mapa